rtrwet

583 palavras 3 páginas
Características e funcionamento dos HDs (discos rígidos)

Introdução
O disco rígido - ou HD (Hard Disk) - é o dispositivo de armazenamento permanente de dados mais utilizado nos computadores. Nele, são armazenados desde os seus arquivos pessoais até informações utilizadas exclusivamente pelo sistema operacional. Neste artigo, você conhecerá um pouco do funcionamento dos HDs e saberá a função de seus principais recursos, como IDE, ATAPI, DMA, SATA, cache (buffer), NCQ, entre outros.

Links diretos:

- Surgimento dos HDs;
- Tamanho físico dos HDs;
- Placa lógica;
- Discos;
- Gravação e leitura de dados;
- Interface IDE (PATA);
- Técnicas ATAPI e EIDE;
- DMA e UDMA;
- SATA (Serial ATA);
- SCSI (Small Computer System Interface);
- Cache (buffer);
- Gravação perpendicular;
- NCQ (Native Command Queuing);
- Capacidade real de armazenamento;
- Seek Time (Tempo de Busca);
- Latency Time (Tempo de Latência);
- Transfer Rate (Taxa de Transferência);
- Access Time (Tempo de Acesso);
- MTBF - Mean Time Between Failures;
- S.M.A.R.T.;
- HDs externos.

Surgimento dos HDs
O disco rígido não é um tipo dispositivo de armazenamento novo, mas sim um aparelho que evoluiu - e muito - com o passar do tempo. Um dos primeiros HDs que se tem notícia é o IBM 305 RAMAC. Disponibilizado no ano de 1956, era capaz de armazenar até 5 MB de dados (um avanço para a época) e possuía dimensões enormes: 14 x 8 polegadas. Seu preço também não era nada convidativo: o 305 RAMAC custava cerca de 30 mil dólares.

Com o passar dos anos, os HDs foram aumentando sua capacidade de armazenamento, ao mesmo tempo em que se tornaram menores, mais baratos e mais confiáveis. Apenas para ilustrar o quão "gigante" eram os primeiros modelos, a foto abaixo mostra um disco rígido utilizado pelo Metrô de São Paulo em seus primeiros anos de operação. O dispositivo esteve em exposição no Centro de Controle Operacional da empresa durante alguns anos:

Antigo HD do Metrô de São Paulo

Relacionados