Rtese Escrito
CURSO DE FISIOTERAPIA
Andrea Souza
Cristiane Barbosa de Souza
Josinete Santos Quaresma
Maria Lecenilce Viana Da Silva
Plínio Pena
ADAPTAÇÕES POR ÓRTESES
MACAPÁ – AP
2014
Andrea Souza
Cristiane Barbosa de Souza
Josinete Santos Quaresma
Maria Lecenilce Viana Da Silva
Plínio Pena
ADAPTAÇÕES POR ÓRTESES
Trabalho apresentado para obtenção de nota parcial referente à Prova parcial de B2, apresentado à disciplina de Práticas Fisioterapêuticas, ministrada pelo professor Marcelo Furtado, no curso de Fisioterapia da Faculdade Fama.
MACAPÁ – AP
2014
INTRODUÇÃO Desde o início da década de 60, a população brasileira vem envelhecendo rapidamente, e no período compreendido entre 1960 e 2025, passaremos da 16ª para a 6ª posição mundial em termos de número absoluto de indivíduos com 60 anos ou mais. Com o aumento de idosos em nossa população, muda-se o perfil demográfico e epidemiológico do país, surgindo um novo e desafiante paradigma de saúde: a incapacidade, a dependência e a perda de autonomia. A substituição de doenças infectocontagiosas pelas doenças crônico-degenerativas é uma realidade. As incapacidades e disfunções em decorrência dos acidentes vasculares cerebrais, das doenças pulmonares obstrutivas crônicas, osteo-articulares, demências e déficits sensoriais, como os auditivos e visuais, podem acarretar um estado de dependência funcional dos indivíduos que envelhecem.
O discurso gerontológico defende que os profissionais envolvidos com os aspectos do envelhecimento devem estimular a independência e a autonomia do idoso como um dos principais objetivos para a melhora da qualidade de vida. Um dos fatores essenciais para a manutenção da independência é a possibilidade de locomoção. Quando falamos de locomoção, nos referimos à capacidade de mover-se de um espaço para outro com um gasto energético aceitável, ou seja, se um indivíduo demora muito para realizar um percurso, apresenta desequilíbrio