Rsumo sobre immanuel kant
1431 palavras
6 páginas
INTRODUÇÃOO QUE IMMANUEL KANT QUER?
Explicar os limites entre o conhecimento sensível (que abrange as instituições sen-síveis) e o conhecimento inteligível (que trata das idéias metafísicas). Fazendo uma reflexão sobre o estudo sobre os limites do conhecimento.
IMMANUEL KANT
Os limites do entendimento humano, ou seja, o criticismo filosófico Kantiano é uma relação ao dogmatismo (Tendência para afirmar ou crer como verdadeiro e indiscutível) e ceticismo (Doutrina que se baseia na suspensão dos juízos afirmativos ou negativos, sobre-tudo em matéria de metafísica). Entre eles procura posicionar-se o pensamento de Kant, con-ciliando também o empirismo (a experiência sensível como a única fonte fidedigna de con-hecimento) e idealismo (a negação da realidade individual das coisas distintas do "eu" e só lhes admite a ideia) re-organizando os rumos da filosofia moderna e contemporânea.
Kant superou suas concepções anteriores fazendo investigações e a elaborar um sistema que explicasse a razão prática e a razão teórica superando a crítica do dogmatismo tradicional e também do empirismo cético. Os estudos de Kant o levaram a conhecer distin-tamente a vontade de conhecimento e de sentimento, e perceber os limites entre ambos.
Para Kant o conhecimento só seria possível na medida em que os sentidos percebem condições materiais de conhecimento através da experiência, ou seja, a razão faz com que os sentidos percebam e a experiência é o inicio do conhecimento.
Se os sentidos absorvem das experiências dados e informações, a razão elabora e or-ganiza; é dessa união que é possível o conhecimento.
ÉTICA KANTIANA
Para Kant a razão humana é insuficiente para alcançar o modelo ideal de realização da felicidade humana, e também, na experiência sensível não se encontrará o elemento que ga-ranta a felicidade. Está consciente de que a especulação, a ciência e a elevada consciência ra-cional não levam a felicidade.
Ele fundamentava a prática moral