Rsenha a totalidade
993 palavras
4 páginas
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS,EDUCAÇÃO E LETRAS - FACEL
Daniela Aparecida Camolês da Silva
Resenha entregue para a disciplina de Politicas Públicas,
Ministrada pelo professor Tiago.
Curitiba – Paraná
2012.
A totalidade
Para a dialética marxista o conhecimento é um processo de totalização que esta sempre em desenvolvimento nunca alcança uma etapa definitiva e acabada.
Para o autor qualquer objeto que o individuo possa ver ou criar é parte de um todo, em todas as ações o individuo se defronta com situações diferentes.
A realidade é sempre mais rica do que o conhecimento que a gente possui sobre ela.
A totalidade é mais do que a soma das partes que a constituem.
Existem totalidades mais abrangentes e menos abrangentes, onde as menos abrangentes fazem parte da outra. A maior ou menor abrangência de uma totalidade depende do nível de generalização do pensamento e dos objetivos concretos dos homens em suas diferentes situações de vida.
Um exemplo seria se eu quiser fazer uma análise da história do Brasil, vou precisar de um nível de totalização mais abrangente vou precisar de informações diversas sobre o tema para alcançar a totalização dialética.
Em nosso cotidianos nos deparamos com situações que precisamos resolver, no entanto não precisamos recorrer ao nível de totalização mais abrangente.
Para resolução destes problemas é importante sabermos qual o nível de totalização exigido pelo conjunto de problemas com que estamos nos defrontando.
A modificação do todo só acontece após um acumulo de mudanças nas partes que o compõem, no entanto a mudança do todo é mais complicada do que a mudança de cada elemento.
Outro ponto importante a ressaltar é que cada totalidade tem sua maneira diferente de mudar.
A CONTRADIÇÃO E A MEDIAÇÃO.
Quando sabemos se estamos aplicando de maneira adequada a totalidade para resolução dos nossos problemas?
No entanto a teoria por si só não nos oferece certeza de agir sempre com acerto, pois nenhuma