router
Compartilhe:
Share on facebookShare on twitterShare on emailShare on printMore Sharing Services
Projeto de Redes está hospedado em:metrored.com.br
» artigos
:: Por Falar em Roteadores...
José Mauricio Santos Pinheiro em 23/02/2005 Como é de conhecimento dos profissionais da área de redes, os roteadores são equipamentos que controlam o encaminhamento das mensagens que trafegam através de uma rede de computadores, operando nos níveis 1, 2 e 3 do modelo RM-OSI. São, dessa forma, equipamentos que interligam e que conectam dois ou mais segmentos de rede similares, porem distintos, compondo-os em uma rede de dimensões maiores.
Tendo em vista que os roteadores operam ao nível de rede, eles utilizam os endereços contidos no cabeçalho do protocolo de rede para poder determinar para qual nó de rede um pacote deve ser encaminhado. Os roteadores são, portanto, responsáveis pelo roteamento dos pacotes entre redes locais (LAN’s) e redes de longa distância (WAN’s). Figura 1 - Aplicação do roteador em uma LAN
O Roteador
A aparência física mais comum de um roteador é a de um equipamento semelhante aos hubs e switches, com duas ou mais portas de interface de rede. Essas interfaces permitem a interligação com redes fisicamente próximas (como redes de departamentos distintos, mas no mesmo prédio) ou com duas ou mais redes geograficamente distantes entre si.
Juntamente com essas portas de interface de rede é comum encontrarmos uma porta serial para a conexão de outros equipamentos, normalmente com a finalidade de gerenciamento e configuração. Essa interface específica permite aos administradores de rede configurarem o roteador de uma forma segura, evitando um tráfego desnecessário de informações por toda a rede.
Figura 2 - Exemplo de um roteador, mostrando as interfaces de rede
Os roteadores também coletam, descobrem e agregam informações