Rotinas trabalhistas e contabilização
Este trabalho tem como objetivo compartilhar informações que são primordiais para o empregador ao contratar seus empregados. Deixando-lhes cientes de suas obrigações e procedimentos que devem ter com os mesmo. Veremos alguns proventos e descontos da folha de pagamento dos funcionários. Abordaremos algumas diferenças pessoais e de que maneiras as pessoas reagem diante de determinadas situações. A diferença entre grupos e equipes e algumas teorias de liderança.
Também citaremos alguns aspectos sobre o livro diário, livro razão e balancete de verificação, a importância de manter os mesmos atualizados e a maneira como são organizados e quais são obrigatórios perante a legislação em vigor no país. As peculiaridades das taxas de juros, além de uma breve analise mercadológica.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 ROTINAS TRABALHISTAS
As rotinas trabalhistas englobam as relações entre o empregador e empregado, desde a contratação até a rescisão contratual. Essa relação também envolve a confecção da folha de pagamento. Nela estão incluídos os prov entos e os descontos dos funcionários. Vamos destacar alguns itens existentes na folha de pagamento:
2.1.1 Contribuição Sindical
É um desconto previsto nos art. 579 e 580 da CLT, devendo ser efetuado no mês de março de cada ano, é equivalente à remuneração de um dia de trabalho, indiferente do funcionário ser ou não associado ao Sindicato da Categoria Profissional, pois a filiação não é obrigatória. Também é usado o termo “imposto sindical” para referir-se a esta obrigatoriedade. Caso o empregado venha a ser admitido após o mês de março, a empresa deve verificar se houve o desconto no emprego anterior, do contrário deve ser efetuado no mês subseqüente ao da admissão.
2.1.2 Desconto de INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)
O desconto de INSS dos empregados: é uma contribuição tanto do empregado quanto do empregador, mas nesse caso vamos focar no que diz respeito ao empregado. Existe uma tabela que começou a