Rotinas trabalhistas e contabilizaçao
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4 REFERÊNCIAS 23 INTRODUÇÃO
O tema proposto tem como principal objetivo reforçar e ampliar o conhecimento que ao aluno foi aplicado, através de atividades de pesquisas utilizando-se de diversas referências teóricas. Conhecer as rotinas trabalhistas da admissão e demissão.
Esta atividade apresenta rotinas trabalhistas de uma empresa, abertura de uma empresa, admissão de um funcionário, fatores individuais que interferem no desempenho organizacional de uma empresa. “A contabilidade é o grande banco de dados históricos da empresa. O registro sistemático desses dados permite a administração conhecer, através dos saldos das contas, a posição patrimonial e os resultados alcançados em cada período” (Braga, 1995, P. 38).
DESENVOLVIMENTO
2.1 Rotinas Trabalhistas
As rotinas trabalhistas envolvem a relação de emprego desde a admissão até a demissão.
Para formalizar a relação de emprego, são necessários alguns documentos, cuja apresentação pelo novo funcionário terá como finalidade, além da sua identificação, possibilitar o correto desempenho das obrigações trabalhistas da empresa.
“Uma má seleção de um funcionário significa comprometer economicamente a empresa’’ Costa (2007, p. 19)
1 CTPS
A carteira de trabalho e previdência social (CPTS) é obrigatória para o exercício de qualquer emprego, inclusive de natureza rural, mesmo que de natureza temporária. A CPTS é uma prova fundamental do contrato de trabalho, bem como serve de prova nos atos bem como nos atos em que se exija carteira de identificação. Ela não é emitida a menor de 14 anos. As anotações na carteira de trabalho e previdência social serão feitas: na data base (reajustes salariais legais); promoções, aumentos espontâneos ou antecipações salariais; a qualquer tempo, por solicitação do trabalhador; no caso de rescisão contratual; necessidade de comprovação perante a previdência social; na época de gozo de férias.