Rotinas trabalhaistas e contabilização
4538 palavras
19 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO ciências contábeisrosangela boeing
ROTINAS TRABALHISTAS E CONTABILIZAÇÃO
Guarapuava
2012
rosangela boeing
ROTINAS TRABALHISTAS E CONTABILIZAÇÃO
Trabalho apresentado ao Curso Processos Gerenciais da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Contabilidade Introdutória; Seminário II; Psicologia Organizacional; Legislação e Prática Trabalhista.
Guarapuava
2012
INTRODUÇÃO
O surgimento da contabilidade pode ser explicado pela necessidade de suprir as limitações da memória humana mediante um processo de classificação e registro que lhe permitisse recordar facilmente as variações sucessivas de determinadas grandezas, para que em qualquer momento pudesse saber a sua dimensão.
Progressivamente a contabilidade transforma-se numa fonte de informações na medida em que pode facultar a qualquer momento o conhecimento da situação da empresa e o andamento dos seus negócios.
DESCONTOS
FALTAS E ATRASOS
A lei não obriga o empregador a observar qualquer período de tolerância de atrasos de seus trabalhadores, sendo a tolerância prevista em convenção coletiva ou regulamentos internos da empresa devendo ser aceitos por todos como lei. A fórmula para o cálculo de atrasos será: Atrasos = somam-se os minutos de atraso: 60 O empregado que faltar sem justificativa perdera o salário correspondente ao dia e ao descanso semanal.
ADIANTAMENTO
Nada existe na legislação em vigor que obrigue o empregador a conceder adiantamento a seus empregados. Normalmente e por força de convenção coletiva as empresas concedem a seus empregados 40% de seus salários base.
VALE TRANSPORTE
Beneficio concedido aos trabalhadores pela lei 7.418 de 16.12.85. No artigo 2º do decreto 95.247 de 17.11.87 que regulamentou o vale transporte, os bilhetes deverão ser entregues aos trabalhadores no 1º dia útil de cada mês. No caso de