Roteiro Unidade II
Faculdade de Educação
Departamento de Teorias e Fundamentos
História da Educação- Turma A
Amanda Medeiros Nascimento
Roteiro de Leitura – Texto 10 – Unidade IV
Referência Bibliográfica:
Alves de Paiva, Wilson; Homem e cidadão na obra de Rousseau. Disponível em: http://www2.ufpel.edu.br/fae/caduc/downloads/n31/09.pdf. Último acesso em: 10 de junho de 2015.
Dados sobre o Autor:
É graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará – UFPA, mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás – UFG e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo – USP com a tese Da reconfiguração do homem: um estudo da ação político-pedagógica na formação do homem em Jean-Jacques Rousseau. Leciona na Faculdade União de Goyazes, em Goiás. É autor de O Emílio de Rousseau e a formação do cidadão do mundo moderno.
Natureza do texto:
Esse texto tem como objetivo expor ideias do filosofo Rousseau em relação a educação, suas contradições, perseguições sofridas etc.
Identificação das partes
Resumo (PG. 1)
Introdução (PG. 1 a2)
De Jean-Jacques a Rousseau (PG.2 a 4)
Démarche emiliana (PG.4 a 12)
Algumas considerações (PG.12 A 17)
Conclusão (PG.17 a 20)
Referencia bibliográfica ( PG.20 a 22)
Discussão do texto: A educação de Rousseau na maioria era tratada como utópica, tendo em vista a visão contrária de outros filósofos. Porém o mesmo foi o marco entre a velha e nova escola mesmo que não tenha havida renovação na sua época, foi o princípio de grandes mudanças.
Um fato marcante nas obras de Rousseau é a natureza ser tratada como um dos educadores fundamentais do homem, afinal há possibilidade de aprendizagem em um meio fora de escolas . É importante ressaltar que os sentimentos aqui são de extrema importância, para Rousseau: SINTO, LOGO EXISTO. Em um período em que sentimentos não explicam muita coisa, Rousseau deixa claro que se não houvesse sentimentos, nada seria o homem.
Na educação, vemos rastros desse grande filósofo até hoje, questiono