Roteiro para Elaboração de Projeto Arquitetônico
Arquitetônico
1. Introdução
A palavra projeto significa, genericamente, intento, desígnio empreendimento e em sua acepção Técnica, um conjunto de ações, caracterizadas e qualificadas necessárias à concretização de um objeto. Embora este sentido se aplique a diversos campos de atividade, em cada um deles o projeto se materializa de forma específica.
O objetivo principal de Projeto de Arquitetura da Edificação é a execução da
Obra idealizada pelo arquiteto. Essa obra deve se adequar aos contextos natural e cultural em que se insere e responder as necessidades do cliente e futuros usuários do edifício
2. Objetivos
O presente documento tem por objetivos:
a) Normatizar os procedimentos para elaboração coordenada do Projeto de
Arquitetura e da Edificação
b) Estabelecer parâmetros - base para fixação dos honorários profissionais respectivos: c) Descriminar os serviços incluídos e excluídos nos contratos que tenham por objeto
Projeto de Arquitetura da Edificação
d) Definir e caracterizar os principais elementos técnicos relacionados ao projeto, em especial, as fases que o compõem, as informações necessárias ao seu desenvolvimento e os Produtos Finais / Serviços que os caracterizam.
3. Conteúdo e abrangência
3.1. Serviços Incluídos
O presente documento roteiriza o serviço de Projeto de Arquitetura da
Edificação, inclusa a coordenação / compatibilização dos projetos complementares listados nas letras E e F no item 3.2 abaixo.
3.2 . Serviços Excluídos
Além dos Projetos de Arquitetura e Edificação o arquiteto esta técnica é legalmente habilitado à realização de outros serviços, excluídos do presente roteiro, entre os quais:
a) Pesquisa, elaboração de programas de necessidades e similares:
b) Levantamentos arquitetônicos, urbanísticos, topográficos e geológicos
(sondagens);
c) Estudos de viabilidade (técnico-legal) arquitetônica, Planos diretores urbanísticos e similares:
d) Projeto de reforma,