Roteiro De Literatura 4up

1720 palavras 7 páginas
Roteiro de Literatura

Literatura de Informação:

Também conhecida como Literatura de Viagem, a Literatura de Informação são textos essencialmente informativos e caracterizados como uma crônica histórica, assim os autores são chamados de "crônistas".
Os textos tinham que: descrever a terra nova e o povo nativo catalogar espécies de fauna e flora identificar possíveis interesses econômicos da Coroa, como por exemplo os metais precioso (o ouro)
Todas essas descrições tinham que ser apresentadas de forma positiva e promissora para estimular os portugueses pra irem pro Brasil, utilizando assim várias comparações com coisas já conhecidas pela Corte. Os cronistas descreviam a Terra Nova com um paraíso tropical abençoado por Deus, e que Deus os trouxeram a essa terra desconhecida, logo eles não teriam vindo sem causa alguma("E o fato de Ele nos haver até aqui trazido, creio que não foi sem causa."). Essa manifestação de bondade divina mostra a visão teocêntrica do mundo que os portugueses tinham, citando em vários textos aspectos que remetem a ideia do cristianismo, tanto nas comidas (sementes de banana formando a cruz, por exemplo) ou até nas atitudes do povo nativo ("(...) fôssemos diretamente à cruz (...) e que nos puséssemos de joelho e a beijássemos para que eles vissem o acatamento que lhe tínhamos. E assim fizemos. E a esses dez ou doze que lá estavam, acenarem-lhe que fizessem o mesmo; e logo foram todas beijá-la (...) se farão cristãos e hão de crer na nossa santa fé, à qual praza a Nosso Senhor que os traga, porque certamente essa gente é boa e de bela simplicidade."), revelando assim que os portugueses tinham também o interesse de trazer o Cristianismo ao Brasil, de expandi-lo, de "salvar os índios".

Oswald de Andrade:
Oswald se relaciona um pouco com a Literatura de Informação, pois reescreveu as cartas escritas por Pero Vaz de Caminha e Gandavo (cronistas) em forma de poesia, dando um outro sentido a elas, como por exemplo atribuindo críticas

Relacionados