Roteadores e Protocolo de Roteamento
Um dispositivo de rede que permite interligar redes distintas.
A Internet é composta por inúmeros roteadores interligados entre sí. Ao acessar um site qualquer, a requisição trafega por vários roteadores, até chegar ao destinatário e os dados enviados por ele fazem o caminho inverso para chegar ao seu micro.
O nome "roteador" é bastante sugestivo, pois os roteadores são capazes de definir a melhor rota para os pacotes de dados, evitando roteadores que estejam sobrecarregados ou que não estejam funcionando.
Um roteador pode ser tanto um dispositivo dedicado (no caso dos roteadores de maior porte) quanto um PC com duas ou mais placas de rede rodando um sistema operacional com suporte a esta função.
Um roteador também pode ser utilizado para unir duas redes que utilizem protocolos de rede distintos, já que estes aparelhos operam na camada de protocolo do modelo OSI, eles são capazes de entender os pacotes de dados e alterá-los caso necessário, eles podem endereçar os pacotes tanto baseados no endereço TCP/IP quando no endereço físico (MAC) das placas de rede.
Roteador Cisco 2901/K9
A Cisco série 2901 proporciona uma conectividade altamente segura e de alto desempenho com integração de vários serviços que pode transformar o local de trabalho com um amplo conjunto de serviços, suporte de mídia avançada e excelência operacional.
Os Roteadores de serviços integrados da Cisco série 2901 oferecem uma ampla variedade de recursos, incluindo:
• A conectividade ininterrupta de alto desempenho com serviços integrados permite a implantação em ambientes de WAN de alta velocidade;
• O design modular proporciona ótima flexibilidade de serviço;
• Os módulos EtherSwitch disponíveis permitem recursos de comutação integrados;
• O inovador SER (Services-Ready Engine, mecanismo pronto para serviços) permite a implantação de serviços sob demanda;
• Acesso a WAN de backup de 3G para oferecer suporte à continuidade dos negócios;
• O suporte para o Cisco