Roteador Linux Suze
2487 palavras
10 páginas
FCSL - Faculdade Cenecista de Sete LagoasBacharelado em Sistemas de Informação
Tutorial
Redes de Computadores II
Roteador
Gabriel Aparecido e-mail: gabrielstigma@yahoo.com.br
Wander Gonçalves e-mail: wgvieira@msn.com
professor: Sandro Roberto Lopes
Sumário
Protocolos da camada de transporte e portas utilizados
O roteador está na camada 3 da camada de rede, onde a mesma é a responsável pelo endereçamento dos pacotes, convertendo endereços lógicos em endereços físicos, de forma que os pacotes consigam chegar corretamente ao destino. Essa camada também determina a rota que os pacotes irão seguir para atingir o destino, baseada em fatores como condições de tráfego da rede e prioridades.
Funcionamento do Roteador.
O roteador permite a comunicação entre diferente sub-redes, são capazes de interligar várias redes e geralmente trabalham em conjunto com hubs e switches. Nas grandes empresas são utilizados no controle do tráfego de dados e até mesmo como firewall. Vale lembrar que o usuário doméstico também consegue trabalhar com roteadores. Para isso, ele utiliza pequenas versões que criam redes sem fio (wi-fi) e, assim, compartilham a conexão da internet com todos os computadores do local, sem que, para tanto, seja necessário deixar o computador principal ligado.
Requisitos do roteador
Os requisitos dos roteadores são basicamente uma maquina com sistema operacional Linux com funcionamento corretamente onde possa estabelecer a conexão com uma rede ou internet.
Hardware
Necessário um computador com as configurações básicas de hardware com no mínimo uma placa de rede física.
Software
Indispensável o uso de sistema operacional Linux, onde possa ter acesso ao usuário e senha do root.
Configuração e Teste do Roteador
Instalação
Não será necessário a instalação de nenhum pacote de serviço ou software adicional pois o mesmo já é fornecido nativamente pelo Sistema Operacional Linux.
Configuração.
Para funcionamento correto do