Rosiane
O ENSINO PEDAGÓGICO NO SÉCULO XXI
Pontes e Lacerda
2013
rosiane DA SILVA ADRIANO
O ENSINO PEDAGÓGICO NO SÉCULO XXI
Trabalho apresentado ao Curso de PEDAGOGIA da UNOPAR – curriculo escolar e as tecnologias em educação, politcas publicas na educação basica, fundamentos da gestão educacional e seminario III.
Professoras: Edilaine Vagula; Marlizete Steinle; Raquel Franco; Rosely Montagnini.
Pontes e Lacerda - MT
2014
O ENSINO PEDAGÓGICO NO SÉCULO XXI
INTRODUÇÃO
A proposta de ensino vem sofrendo várias propostas de transformação nos últimos anos. As maiorias das mudanças que estão sendo apresentadas possuem o intuito buscar melhores condições de formação educacional nos alunos e o incentivo ao desenvolvimento do ideal histórico-cultural da sociedade. Essas mudanças tentam alinhar o ensino no tempo e no espaço em que convive a sociedade, dando ênfase para cada momento social buscando compreender quais os aspectos mais relevantes para que se possa entender a forma e modo de agir no mundo.
A educação é um direito fundamental presente na da Declaração Universal dos Direitos Humanos no artigo 26, em diversas normas reflexivas da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), através disso a educação vem sendo tratada como prioridade, mas as escolas, os espaços, dedicados a educação vem recendo variadas criticas a cerca da efetividade desse direito a educação. Outro que recebem diversas criticas é o educador colocando em discussão seus conhecimentos e saberes que se fazem necessários para o exercício da docência com princípios de interações sociais.
Variados estudos defendem que enquanto professores não devemos estar limitados a dimensão dos conteúdos intelectuais, repassados para a