Ronteira de possibilidade
April 21, 2010 rafael11 Comments
A fronteira de possibilidade de produção é um modelo econômico utilizado para comparar a capacidade que um país tem de produzir dois bens dados os fatores de produção (mão-de-obra, recursos financeiros, recursos materiais…) e a tecnologia disponível.
A idéia tem tudo a ver com tradeoff. Ou seja, se você tem 100 de “recursos” e dois produtos a serem feitos, você vai ter que escolher qual parte desses recursos vão para o produto A ou para o produto B.
Imagine um agricultor que pode escolher entre produzir carne ou batatas. Se esse agricultor trabalhasse o dia todo com carne, poderia produzir 100 kg de um suculento bife. No entanto, se decidisse utilizar seu tempo integral com batatas, ele conseguiria produzir 300 kilos desse alimento.
Se fossemos alternando a quantidade de carne ou batata produzida, poderíamos montar o seguinte gráfico:
Esse gráfico é o que chamamos de Fronteira de Possibilidades de Produção:
Um gráfico que mostra as combinações de produto que a economia tem a possibilidade de produzir dados os fatores de produção e a tecnologia de produção disponível. – Por Gregory Mankiw
Dessa forma, qualquer ponto sobre a linha ( como o ponto A ou B ) representam a produção máxima que o agricultor pode ter, com diversas combinações entre quantidade de carne ou batatas.
Nesse mesmo cenário podemos também utilizar o conceito de custo de oportunidade. Por exemplo, no contexto acima, podemos dizer que a produção de 1 kilo de carne custa 3 kg de batatas. E a produção de 1 kg de batata, custaria 333 gramas de carne (aproximadamente ).
Ainda sobre esse modelo é possível ressaltar dois casos: pontos abaixo da curva e pontos acima da curva:
Os pontos abaixo da curva, como é o caso do ponto C, são para casos onde a produção está aquém da capacidade do país (ou do agricultor ). Issopodeacontecerporváriosmotivos: * Desempregogeneralizado; * Pestenegra, parte II; * Uma