Autismo
E um conjunto de ações realizadas articulando e desenvolvendo ações humanas e materiais para garantir o bom desempenho de uma equipe em uma escola. E que garanta os avanços nos processos educativos e que promovam uma melhor atuação dos profissionais da educação para que os alunos sejam beneficiados com o processo de ensino e aprendizagem.
O gestor escolar deve agir como líder, pensando no progresso de todos que fazem parte de sua equipe. Ele deve ter consciência de que sua equipe não se limita a alunos, professores e demais funcionários internos da instituição. A equipe escolar é composta também pelos pais dos alunos e por toda a comunidade de forma geral, que deve ser mobilizada para que juntos possam promover o principal objetivo de toda equipe escolar: a aprendizagem dos alunos. Um gestor líder é capaz de desenvolver o potencial de trabalho de toda sua equipe, fazendo com que esta se sinta capaz de transformar e realizar com sucesso todos os projetos desenvolvidos pela instituição de ensino.
Anteriormente o termo que era utilizado era administração escolar, com a ideia que era necessária dar mais enfoque ao conceito que foi perdendo espaço e foi assim criado o termo Gestão escolar. O Brasil teve movimentos de abertura política, os novos conceitos e valores foram alterando-se e a ideia de autonomia escolar tomou força com a participação maior da sociedade, foram criados novos polos de educação em escolas comunitárias, cooperativas e associação de pais. Desta forma mais democrática a gestão escolar criou uma identidade própria e criar seus próprios mecanismos de para melhor eficácia em sua gestão.
A gestão escolar descreve questões concretas da escola e de sua administração, baseadas no que se convencionou chamar de “escolas eficazes”. Estas possuem características como orientação para resultados, liderança marcante, consenso e coesão entre funcionários a respeito dos objetivos da escola, ênfase na qualidade do currículo e elevado grau de