ronco e apneia
A Fonoaudiologia vem a cada dia contribuindo cada vez mais com o tratamento indicado ao paciente roncador.
Os exercícios fonoaudiológicos objetivam fortalecer a musculatura da garganta envolvendo a língua e o palato mole (parte posterior do céu da boca) podendo reduzir em até 40% a gravidade e os sintomas da apneia do sono.
Ainda que esses exercícios não sejam uma solução definitiva para estes problemas, podem aliviar bastante o incômodo e melhorar a saúde de quem sofre com o ronco e a apnéia. Em alguns casos, os exercícios deverão ser feitos como um complemento a outros tratamentos (como o uso de placas para o maxilar, o CPAP ou a perda de peso).
Dicas Interessantes :
Ao deitar-se para dormir evite ficar de barriga para cima, prefira dormir na posição "de lado". Ao deita-se de barriga para cima, você favorecerá para que sua língua ao relaxar durante o sono, "caia" para o fundo da boca, facilitando sua vibração e produção do ronco ao respirar. Com o tempo e o aumento da flacidez da língua, isto pode provocar a Apnéia do Sono, fazendo com que você tenha pequenas paradas respiratórias à noite, devido a língua "cair" muito ao fundo da boca.
Abra sua boca na frente do espelho e tente enxergar sua "campainha" ( úvula) ao fundo da garganta. Se não conseguir é sinal de que sua língua está muito alta...este é o primeiro sinal que de a língua está em processo de flacidez. É comum neste caso, você ter a sensação que ela está maior, ocupando muito espaço na boca.
Se não conseguir enxergar sua campainha naturalmente, comece diariamente a forçar baixar a língua na frente do espelho e deixá-la bem encaixadinha dentro da arcada dentária inferior, para que assim consiga ver a campainha ao fundo.
Enquanto estiver com a boca