Romantismo
Disciplina : ARTE E CULTURA
Beatriz Alves Mendes / RA: 20417911
Romantismo – A arte do Entusiasmo
TEMA : Romantismo
"Romantismo - A Arte do Entusiasmo" em São Paulo, acontece no Masp (Museu de Artes de São Paulo) expõe 79 obras-primas, divididas em nove seções : A Natureza, Paisagem Urbana, Interiores, O Instante, O Corpo, Exotismos, Visões Imaginarias e por ultimo Novos românticos, com cerca de 63 dos maiores gênios da pintura do final do século 15 aos dias de hoje. Os trabalhos representam os ideais do Romantismo -movimento identificado entre meados dos séculos 18 e 19, que permeou a arte produzida nos últimos 500 anos no Ocidente.
Local: MASP
End.: Av. Paulista 1578 - São Paulo - SP
Acervo foi/é o melhor a ser visto, obras com grandes detalhamentos, referente as expedições traz quadros bastantes conceituados acerca do romantismo. Interpretação facilitada do que o artista deseja passar, cores contrastantes, simbolizadas pelo período .A seleção que traz o movimento sobre a natureza em minha particularidade feitas na época, otimizando como já ditos, os contrastes em cores e a perspectiva da obra mostrada. Exposição aconselhável, de fácil entendimento, e claro, no coração de São Paulo, nossa amada Avenida Paulista.
Romantismo – A arte do Entusiasmo
Período histórico: Romantismo
Galeria1. A Natureza
No inicio, era a natureza, a época áurea, a perfeição. Depois, veio a cultura ( o trabalho, a desigualdade) e com ela a degradação. Rosseau (1712 – 78 ) contribuiu para definir o ideal romântico como associado ao estado natural das coisas, depois de no século XVII a palavra, “Romântico” ter sido aplicada, em sentido positivo, às pinturas de paisagens de Lorrain e Roussin.
Para Herder (1744 – 1803), a historia cultural do homem pertence à historia da natureza, mas uma natureza que tomou consciência de si e tem uma intenção (embora não se possa captá-la diretamente). O primeiro grande tema do Romantismo na arte, é