Romantismo
Introdução O romantismo é todo um período cultural, artístico e literário que se inicia na Europa no final do século XVIII, espalhando-se pelo mundo até o final do século XIX. As características principais deste período são: valorização das emoções, liberdade de criação, amor platônico, temas religiosos, individualismo, nacionalismo e história. E se foi dividido em três gerações:
PRIMEIRA GERAÇÃO ROMANTICA
SEGUNDA GERAÇÃO DO ROMANTISMO
A segunda geração baseou-se em uma arte totalmente voltada para o desapego a este nacionalismo e “mergulhou” em um exacerbado sentimentalismo e pessimismo doentio como forma de escapar da realidade e dos problemas que assolavam a sociedade na época. Conhecida como Mal do século, Byroniana ou fase ultrarromântica. Os escritores desta época retratavam os temas amorosos levados ao extremo e as poesias são marcadas por um profundo pessimismo, valorização da morte, tristeza e uma visão decadente da vida e da sociedade.
Características
A Segunda Geração Romântica tem como principais características:
Profundo subjetivismo
Sentimentalismo exacerbado
Pessimismo e melancolia
Egocentrismo e individualismo
Fuga da realidade
Escapismo
Saudosismo
Principais Autores
Alguns escritores brasileiros que se destacaram nessa fase:
Manuel Antônio Álvares de Azevedo (1831-1852)
Álvares de Azevedo foi escritor contista, dramaturgo, poeta e ensaísta brasileiro. Destacam-se as obras publicadas postumamente: Três Liras (1853) e Noite na Taverna (1855).
Casimiro José Marques de Abreu (1837-1860)
Casimiro de Abreu foi poeta brasileiro, autor do célebre poema "Meus Oito Anos" (1857). Ademais, podemos destacar as obras: As Primaveras (1859), Saudades (1856) e Suspiros (1856).
Luís Nicolau Fagundes Varella (1841-1875)
Poeta brasileiro e patrono na Academia Brasileira de Letras, Fagundes Varela foi um importante escritor da literatura romântica brasileira. Mesmo sendo considerado byroniano já apresentava em sua obra, características da