Romantismo
O romantismo foi um movimento que rompeu com o racionalismo e o classicismo.
As características que os compositores românticos usavam em suas criações continha maior liberdade de forma, liberdade de concepção, havia uma expressão mais intensa, uma emoção explícita. Os sentimentos também eram revelados, assim como as dores e pensamentos. Em relação aos compositores, podemos dizer que eram estreitamente ligados às artes visuais e literatura. Uma composição romântica do movimento romântico tinha como inspiração um quadro, ou um poema por exemplo.
O virtuosismo (músico de concerto dotado de extraordinária técnica) e o nacionalismo (onde o compositor expressa em sua música fortes sentimentos por seu país) também caracterizaram o período.
Dentre os temas que inspiravam os compositores, podemos destacar: terras exóticas, sonhos, passados distantes, a noite, o luar, os rios, florestas, tristezas do amor, lendas, contos de fada, mistério, magia, sobrenatural.
Sobre a orquestra; nela foi utilizado todos os recursos, ela cresceu em tamanho e abrangência. A música oferece vários tipos de composição, peças para um ou poucos executantes, como por exemplo, canções, obtêm-se também, obras para piano e música de câmara. Dentre as canções, houve desenvolvimento do LIED alemão para piano e canto, com dois principais tipos.
Um importante aspecto dos LIEDER (plural de lied) é que o acompanhamento do piano, não é apenas para suporte do canto, mas ambos dividem a responsabilidade da música. Schubert foi o primeiro grande