Romantismo
Romantismo no Brasil
São Paulo
2011
Colégio Civitatis
Nome n° e sério
Trabalho de Literatura
ministrada pelo professora Fátima.
INTRODUÇÃO Quando o Romantismo chegou ao Brasil, Dom João e a corte portuguesa estavam fugindo do imperador da frança (1808), causando uma grande urbanização no estado do Rio de Janeiro. Com isso, estavam dando um começo para a independência brasileira. Em 1822, após a independência do Brasil, muitas pessoas se expressaram na arte e na cultura de várias formas diferentes. Dando origem a modos novos de manifestações, com isso, surge o romantismo.
DESENVOLVIMENTO
1° geração.
A primeira geração foi bastante caracterizada pelo indianismo e pelo o nacionalismo. O indianismo é baseado na idealização do indio e por valorizar a natureza. Já o nacionalismo é baseado em ter uma adoração pela pátria, sem nenhuma explicação.
GONÇALVES DIAS
Seu pai era português e sua mãe era cafuza brasileira, o que trazia muito orgulho para Gonçalves Dias, pois tinha em sua descendencia dos três povos formadores do Brasil. Estudou um ano com o seu professor José joaquim de Abreu e depois foi trabalhar como caixeiro e na loja de seu pai (falece em 1837), que após sua morte, assume a loja. Em 1838 vai para Portugal, termina o segundo grau e vai para a faculdade de Direito da Universidade de Coimbra(1840). E em 1845 , volta para a sua pátria. Depois de um ano após o seu retorno, Gonçalves Dias conhece sua musa inspiradora, Ana Amélia Ferreira vale. No mesmo ano, ele viaja para o Rio de Janeiro e trabalho como professor de História e Latim no colégio Pedro II. Sem contar em ter trabalhado como jornalista. Em 1849, Gonçalves Dias funda a revista Guanabara, com Manuel de Araújo Porto-alegre e Joaquim Manuel de Macedo, com o objetivo de mostrar os movimentos românticos. E vai até são Luis do Maranhão para estudar o problema da instrução pública naquele