Romantismo
Romantismo
Vinicius Colleto, Alessandro Gaelzer e Marcos
33,3,22
Santa Rosa,29 de maio de 2013
Romantismo
Individualismo e o subjetivismo essas são as características do Romantismo. Claro o romantismo artístico, cultural e literário, que se iniciou na Europa durante o século dezoito espalhando-se pelo resto do planeta até o século 19. O berço do romantismo pode ser considerado que realmente aconteceu em três países e são eles a Itália, Alemanha e Inglaterra.
O Romantismo chega ao Brasil já não em uma boa época, durante a Independência do Brasil, mas teve seu marco fundador no lançamento do livro Suspiros poéticos e saudades, e até hoje os artistas brasileiros buscaram sua fonte de inspiração na natureza e nas questões sociais e políticas do pais.
O romantismo, nada mais é do que vários fatores que interferem no pensamento de quem tem apenas um pouco de fé, liberdade, igualdade e fraternidade, e assim nasceram grandes escritores famosos do romantismo. e um desses grandes nomes é José de Alencar, que foi um dos principais escritores do Romantismo no Brasil.
E para todos aqueles que amam o romantismo aqui está o nome de alguns dos maiores escritores do romantismo no Brasil, Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Castro Álvares e Manuel Antônio de Almeida, que são grandes escritores que fizeram um grande papel no história do romantismo no Brasil
Céu, Sol, Sul Terra e Cor
Eu quero andar nas coxilhas sentindo as flexilhas das ervas do chão Ter os pés roseteados de campo ficar mais trigueiro que o sol de verão Fazer versos cantando as belezas desta natureza sem par
E mostrar para quem quiser ver um lugar pra viver sem chorar
É o meu rio grande do sul
Céu, sol, sul, terra e cor
Onde tudo que se planta cresce
E o que mais floresce é o amor
Eu quero me banhar nas fontes e olhar o horizonte com deus
E sentir que as cantigas nativas continuam vivas para os filhos meus
Ver os