romantismo
O romantismo é todo um período cultural, artístico e literário que se inicia na Europa no final do século XVIII, espalhando-se pelo mundo até o final do século XIX.
As características principais deste período são : valorização das emoções, liberdade de criação, amor platônico, temas religiosos, individualismo, nacionalismo e história.
As obras brasileiras valorizavam o amor sofrido, a religiosidade cristã, a importância de nossa natureza, a formação histórica do nosso pais e o cotidiano popular.
José de Alencar é um dos nossos mais importantes ficcionistas, pertencente ao romantismo, época de valorização do que é nacional. Cria romances influenciados nos exemplos europeus, mas com conteúdo brasileiro. Embora não tenha desenvolvido a técnica de criar romances urbanos aprimora-os em suas obras, destacando-se na literatura com este gênero.. Que seria o gênero urbano.
Devido a insatisfação de Alencar para com sua sociedade ele vai através de suas obras demonstrar isso, desmascarando certos costumes da época. No caso do romance, Senhora, a compra de um marido e o casamento por interesse, por isso há em suas obras um relato da vida brasileira.
OBRA
Senhora é um dos romances do escritor brasileiro José de Alencar. Foi publicado em 1875. Narrativa do livro o autor mostra a hipocrisia da sociedade daquela época.Segundo Império. Através do romance entre Aurélia Camargo e Fernando Seixas, leva o leitor a refletir a respeito da influência do dinheiro nas relações amorosas e principalmente, sua influência nos casamentos da época. O romance divide-se em quatro partes, que correspondem às etapas de uma transação comercial: O Preço, Quitação, Posse e Resgate.
CARACTERÍSTICAS DA PROSA ROMÂNTICA PRESENTES EM SENHORA
1. Sentimentalismo: a emoção predomina sobre a razão. Quando Seixas convenceu-se de que não podia casar com Aurélia, revoltou-se contra si próprio. Não se perdoava a imprudência de apaixonar-se