romantismo
Romantismo no Brasil
1° slide Para começar a explicar o romantismo, primeiro iremos falar um pouco sobre a sua origem, uma coisa bem breve porque o professor irá aprofundar esse assunto.
2° slide: romantismo foi um amplo movimento cultural na Alemanha do século XIII em meados de Em 1774, Goethe publica Os Sofrimentos do Jovem Werther, que conta a história de um jovem que se apaixona pela noiva de seu melhor amigo. Como não pode realizar esse amor, a vida torna-se insustentável, levando o personagem ao suicídio. A obra teve grande repercussão na Europa e foi acusada de influenciar outros jovens a buscarem o mesmo fim trágico de Werther. Com isso, Goethe apresenta a idéia central do Romantismo: a de que a força mais poderosa da vida é o sentimento, e não a razão. Por isso, o movimento romântico pode ser entendido como uma reação contra a onda de racionalismo provocada pelo Iluminismo do século anterior.
(“… a solidão é um bálsamo valioso para o meu coração…” pág. 10)
Principais características do romantismo são a:
Liberdade de criação
- Sentimentalismo
- Supervalorização do amor
- Idealização da mulher
- Mal-do-século
- Evasão no tempo e no espaço
3° slide- No ano 1808, a família real portuguesa, fugindo de Portugal, decidiu se instalar no Brasil, abrindo caminho para a emancipação política, ou seja, o ato de tornar livre ou independente, o que acaba acontecendo em 1822, quando é declarada oficialmente a “independência” do Brasil.
Por que o ente aspas? Porque mesmo com o rompimento de laços políticos com a metrópole, os nossos intelectuais políticos ainda reproduziam os modelos de pensamento político. Logo as pessoas começam a pensar “vamos mudar a nossa forma de pensar, a nossa independência cultura e etc. etc.” E enfim fomos buscar a independência cultural. E com isso no Brasil nascem três gerações do romantismo que vamos explicar ao longo da aula.
4° slide- No Romantismo, o indivíduo sente-se em desajuste com a