Encapsulamento Java Desktop
CLASSE
Em orientação a objetos, uma classe é um agrupamento de informações básicas que a compõem, que são responsáveis por faze-la ser o que ela é, exemplo a classe pessoa. O que faz você que está lendo ser da classe pessoa? Bem você possui todas as características básicas que uma pessoa tem. A classe seria o agrupamento de informações que proporcionam uma informação geral, diferente de objetos no qual estão as informações mais especificas como o nome, cpf, o endereço, algo que o diferencie da multidão.
OBJETO
Como já visto anteriormente, as classes servem como um “template” para que nossos chamados objetos sejam desenhados. Ao se criar ou instanciar um objeto em programação, você armazena todos os atributos e comportamentos da classe da qual a partir ele foi criado. Um objeto obrigatoriamente irá possuir todas as características da sua classe, logo para que possa-se adicionar particularidades a ele, deve-se criar uma nova classe que herde as propriedades da classe pai. Chamamos isso de polimorfismo, ou seja, temos dois objetos diferentes, que são filhos de uma mesma classe.
INSTÂNCIA
Instância é um conjunto de atributos que criados de uma determina classe. Eles possuem os mesmos atributos, porém com valores diferentes. Toda instancia tem duração predefinida pois quando o sistema for finalizado ela não existirá mais. Por exemplo: "Mamífero" é um molde ou seja o objeto, “Pessoa” seria a instância de um "mamífero", e esta será totalmente independente das outras instancias ou seja das outras pessoas.
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo tornar claro ao leitor as formas de utilização do encapsulamento. Este, nada mais é do que uma forma de permitir que uma aplicação seja construída partindo de um conjunto de componentes que fazem um trabalho independente, realizando apenas o que deve fazer. No decorrer deste trabalho, serão apresentados os principais conceitos de encapsulamento, sua definição,