Romantismo
Esses autores faziam parte da primeira geração, e tinham com características em suas obras o Nacionalismo, sentimentalismo, religiosidade, otimismo, ainda preservaram seu carácter clássico, e suas inspirações estavam ligadas nas localidades onde estavam Gonçalves Dias na obra "Primeiros Cantos" mostrava seu otimismo, e a partir disso, deu esse nome a ela por alimentar a vontade de publicar mais obras.
Tinha uma vida solitária, escrevia para agradar-se. Por esse motivo, o livro "Primeiros Cantos" Despertava uma visão mais poética e menos "regrada" sobre a vida. Ele, procurou unir sempre a razão e a emoção. Não buscava uma definição a cerca do que sentia, tentava apenas demonstrar da maneira sincera possível.
Gonçalves Magalhães na obra "Suspiros Poéticos e Saudades " se inspira as impressões dos lugares, uma hora assentadas entre as ruínas da antiga roma, outro no Cimo dos Alpes, seus pensamentos passando de imaginação a imaginação, e sempre mostrando seu amor a pátria.
No discurso sobre a literatura do Brasil, Gonçalves Magalhães mostra que não perdeu seu carácter Europeu, e que o Paganismo é uma grande influencia na poesia.
Mostra também o seu grande amor pela partia, e suas inspirações nos lugares por onde passou.
Com isso, concluímos que os escritores românticos tinham um grande carácter diferenciado, sem se importar com reprovação das pessoas com suas obras, pois escreviam para eles mesmos.