Romantismo
Nos princípios do séc. XIX iniciou-se na Alemanha um movimento literário que em breve se comunicou a toda a europa, e que é conhecido, a falta de melhor palavra, disse Garrett, pelo nome de romantismo. Este movimento procurou desterrar os moldes rotineiros e estéreis, que desde o séc. XVI dominavam soberanamente em todos os ramos das obras literárias, e, em vez desses moldes clássicos já cansados, impor novo ideais, fazendo consistir a essência da arte e da ‘poesia no maravilhoso e no fantástico, nas lembranças da idade-media e ate do oriente e nas tradições populares.
As revoluções burguesas mudaram o perfil da sociedade europeia no início do séc. XIX, estes liderando as transformações económicas e sociais, ganharam o poder político e passou a procurar uma arte pela qual fosse capaz de fazer-se reconhecer. Assim o movimento romântico nasceu para satisfazer então essas necessidades. Em 69 na revolução francesa uma massa humana tomou rumo até a bastilha ´´tomada da bastilha´´ e assim transformou em realidade as ideias já defendidas pelos filósofos iluministas, esta revolução destacou um novo elemento na europa, o povo. E , nesse mesmo ano aprovou-se a declaração dos direitos do homem e do cidadão. Apos seculos de exploração, escravidão e sofrimento nas mãos da monarquia, o homem teve finalmente a sua liberdade e igualdade afirmada. A queda da monarquia de frança abalou as monarquias absolutistas europeias e por consequente esta desencadeou varias transformações políticas noutros países.
Na Inglaterra as mudanças aconteceram no espaço económico. No início do séc. XIX o país estava em plena revolução industrial, o progresso tecnológico expandiu da Inglaterra para os outros países da europa e consolidou as revoluções burguesas do séc. XVIII. Juntas a independência dos estados unidos, a revolução francesa e a revolução industrial determinaram uma queda do antigo regime e restauraram o capitalismo com um novo sistema económico