Romantismo
Foi um movimento artístico, filosófico e político, pois surgiu entre duas revoluções distintas Nas últimas décadas do século XVIII na Europa e durou por grande parte do século XIX.
Os primeiros países a adotarem o romantismo foram Inglaterra e Alemanha, mas a França foi a principal responsável pela divulgação do movimento.
No Brasil o romantismo é marcado com a chegada da família Real em 1808. Tal fato provoca um processo de urbanização e intelectualização na cidade do Rio de Janeiro.
O romantismo tem como principais características a expressão dos sentimentos pessoais do artista de forma exagerada, os estados da alma, exaltação da liberdade, igualdade e reformas sociais. Valorização da natureza, sentimento nacionalista.
O movimento romântico teve 3 gerações:
1ª geração – A 1ª geração tinha como principal aspecto o lirismo. Os românticos dessa geração buscavam sonhos e iam atrás das emoções. As mulheres inspiradoras dos poemas eram inalcançáveis por aqueles que as desejavam.
2ª geração – Essa geração caracterizou-se por pregar o pessimismo, exaltar a morte. O poeta que se destaca nessa geração é Lord Byron, que possuía vários vícios e repassava isso aos seus personagens.
3ª geração – A 3ª geração foi marcada por misturar o romantismo com a realidade. Nessa geração a mulher exaltada podia ser finalmente conquistada. E teve Castro Alves como seu principal representante no Brasil.
PINTURA
A pintura romântica tem característica muito próxima da arte barroca. Por conta das emoções, dos contrastes claro-escuro nas suas obras.
O principal artista da época foi Francisco José Goya y Lucientes (1746-1828), que tinha como característica marcante representar por meio de retratos as cenas históricas daquela época como no quadro “Os fuzilamentos de Três de maio de 1808”, de 1814.
LITERATURA
Amores platônicos, mortes, mistérios, uso abusivos de metáforas, comparações foram muito usados no século XVIII e XIX onde podemos destacar a obra Os