Romantismo wem portugual

290 palavras 2 páginas
Romantismo em Portugal

O que foi o Romantismo?
Romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que perdurou por grande parte do século XIX. Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo e ao neoclassicismo e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa. O termo romântico refere-se ao movimento estético ou, em um sentido mais lato, à tendência idealista ou poética de alguém que carece de sentido objetivo.
As três gerações do romantismo:
1º geração — As características centrais do romantismo viriam a ser o lirismo, o sonho de um lado, o exagero, a busca pelo exótico e pelo inóspito de outro.
2º geração — Eventualmente também serão notados o pessimismo e certo gosto pela morte, religiosidade e naturalismo. A mulher era alcançada, mas a felicidade não era atingida.
3º geração — Seria a fase de transição para outra corrente literária, o realismo, a qual denuncia os vícios e males da sociedade, mesmo que o faça de forma enfatizada e irônica (vide Eça de Queirós), com o intuito de pôr a descoberto realidades desconhecidas que revelam fragilidades. A mulher era idealizada e acessível.
Romantismo vs. Neoclassicismo
O romantismo é normalmente encarado como um movimento oposto ao Neoclassicismo, por ser uma reação à excessiva racionalidade clássica, negando os princípios de harmonia, ordem e proporção. A questão é, no entanto, um pouco mais complexa, porque ambos se completam e revelam ser as duas fases de um mesmo objeto.
Busca do Romantismo pelo Nacionalismo
O nacionalismo foi uma característica marcante do Romantismo no século XIX. Com o propósito de causar transformação em vários setores. Tais como: social, político e econômico.

Nome: Lucas Boaventura 14 Victor Alves Wallison Felipe
SPI2AM

Relacionados