Romantismo em Poturgal

1529 palavras 7 páginas
Romantismo em Portugal

O romantismo foi um movimento artístico , politico e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que durou por um bom tempo do século XIX.
Inicialmente foi apenas uma atitude, um estado de espirio , onde mas tarde toma a forma de um movimento.e o espirito romântico passa a designar toda uma visão de mundo centrada no individuo. Os autores românticos passaram a voltarem-se para si mesmos retratando o drama humano, amores trágicos , ideais utópicos e desejos de ecapismo.
O culto à natureza e à imaginação já havia começado com os escoceses no século XIII, quando surgiram as primeiras histórias de cavaleiros e donzelas, em verso.A origem do que virira a ser conhecido como Romantismo, no entanto surgiu a partir do século XVII.
Alguns autores neoclássicos já nutriam um sentimento mais tarde dito romântico antes de seu nascimento de fato, sendo assim chamados pré-românticos. Nesta classificação encaixam-se Francisco Goya e Bocage.
O Romantismo surge inicialmente naquela que futuramente seria a Alemanha e na Inglaterra. Na Alemanha, o Romantismo, teria, inclusive, fundamental importância na unificação germânica com o movimento Sturm und Drang.
O Romantismo viria a se manifestar de forma bastante variada nas diferentes artes e marcaria, sobretudo, a literatura e a música (embora ele só venha a se manifestar realmente aqui mais tarde do que em outras artes). À medida que a escola foi sendo explorada, foram surgindo críticos à sua demasiada idealização da realidade. Destes críticos surgiu o movimento que daria forma ao Realismo.
No Brasil, o romantismo coincidiu com a Independência política do Brasil em 1822, com o Primeiro reinado, com a guerra do Paraguai e com a campanha abolicionista.
Os praticamente todos os poemas apresentavam o sentimentalismo, já que a escola literária era movida pela emoção, onde as mais comuns era a saudade, a tristeza ea desilusão. Os poemas expressava o sentimento do poeta, suas emoções

Relacionados