Romantismo Brasileiro
Contexto Histórico
O romantismo no Brasil surgiu pouco tempo depois de nossa independência política, em 1822. Em 1808 com a chegada da corte portuguesa o Brasil colonia se transformou de varias formas, e para abrigar a corte, foram criadas escolas de nível superior, museus, bibliotecas e ouve uma evolução da imprensa. Estas condições tornaram possível a criação de uma produção literária consistente. O novo movimento rejeitava os modelos da época colonial, que tinham traços culturais portugueses, e tentava a todo o momento construir uma identidade cultural brasileira, portanto era extremamente nacionalista. Características
Como o romantismo no Brasil teve como objetivo construir uma identidade nacional, suas principais características foram o aprofundamento na apreciação da natureza, o indianismo(que idealizava o índio como sendo “Herói Nacional”), a religiosidade e a formação histórica do país.
Primeira Geração de Autores
A obra Suspiros Poéticos e Saudade(1836) de Gonçalves de Magalhães, tem sido considerada o marco inicial do romanismo brasileiro. Também destacam-se Gonçalves Dias –Canção do Exílio(1843), José de Alencar –Iracema(1865) e Castro Alves -Espumas Flutuantes(1870).
“Adeus à Pátria”
“Oh margens do Janeiro,
Eu me ausento de vós com mágoa e pranto!
Adeus, brilhante céu da terra minha!
Adeus, oh serras que vinguei difícil!
Adeus, sombrias várzeas,
Que vezes passeei meditabundo.”
Eis ali a montanha
Cujos pés beija o mar que em flor se