Romance TIL
Durante um passeio com Miguel eles encontram Jão Fera; um homem de grande estatura, boa forma física que tinha fama de bandido, há um desentendimento entre ele e o rapaz, Berta o encara e pede para que vá embora.
Após o incidente os jovens se dirigiam ao encontro dos gêmeos Linda e Afonso, filhos de Luis Galvão e D. Ermelinda. Não podia se negar que Berta e Miguel se amavam, mas a garota fazia de tudo para que Miguel amasse Linda, pois esta também o amava e além disso era sua melhor amiga.
Enquanto isso o pai dos gêmeos partia para campinas, D.Ermelinda sentia um mal pressentimento sobre tal viagem. Ao saber do fato, Berta parte para a floresta pois acha que Jão Fera tem algo haver, como realmente tinha, novamente eles discutem e o assassinato é evitado.
Jão havia sido contratado por Barroso que desejava vingar uma traição do passado que manchara a honra de sua falecida esposa Besita, e pela falha do assassinato, ele cobrava de Jâo Fera o valor de cinqüenta mil réis.
Nesse ínterim surge Zana na história, uma negra com problemas mentais que vivia em uma casa muito afastada e sempre era visitada por Berta, em uma dessas visitas Brás a seguiu e atacou zana por ciúmes. O garoto, também tinha problemas mentais e ara filho de uma falecida irmã de Luis Galvão, era criado pelo tio e também era vitima do repudio de D. Ermelinda. Ele gostava muito Berta e lhe deu o apelido de “til” pois achava esse sinal gráfico gracioso e o associava a imagem da garota que lhe ensinava o abc.
O filho de aguiar do Limoeiro oferece uma recompensa a quem matar o assassino de seu pai: Jão Fera. Este por meio de Chico Tinguá avisa que por cinquenta mil réis (dinheiro que devia a Barroso) iria a seu encontro.
Barroso, já tramava novamente uma nova tentativa de assassinato à Luis Galvão, desta vez ele e seu bando planejavam provocar um incêndio