Roma antiga
Localização
A civilização romana surgiu da cidade-estado de Roma, situada no centro da Península Itálica, região do continente europeu próxima ao Mar Mediterrâneo.
Povoação
No início do segundo milênio a.C., os povos indo-europeus migraram para a península itálica dominando os nativos da região. Os latinos instalaram-se na margem sul do rio Tibre, na planície a qual deram o nome de Lácio. Roma teria surgido da reunião desses povoados.Nas proximidades do Lácio, viviam os etruscos, de origem asiática. No século VII a.C., Roma passou a ser dominada pelos etruscos e deixou de ser aldeia para se tornar cidade.
Origem das Classes Sociais
Inicialmente ocorria a chamada comunidade gentílica (genos). Havia propriedade coletiva dos bens, mútua assistência entre os membros da comunidade. Com o passar do tempo os patriarcas e seus parentes mais próximos se apossaram das melhores terras da região, formando uma classe aristocrática. Seus membros chamavam-se patrícios. Os clientes – eram homens livres, em sua maioria estrangeiros, que pertenciam à plebe. O patrício era seu protetor econômico, político e jurídico. Associavam-se aos patrícios ou a uma família patrícia, prestando-lhes diversos serviços pessoais em troca de proteção. Os plebeus – parcela da população que passou para o domínio romano durante as primeiras conquistas; eram livres, mas não participavam do Senado; constituía-se basicamente de imigrantes vindos das regiões conquistadas; deveriam pagar tributos e prestar serviço militar. Não tinham direito à cidadania, sendo impedido de exercer cargos públicos, de participar da Assembléia Curial ou de receber terras provenientes das conquistas militares; Os escravos – tinham a função de mão-de-obra auxiliar dos patrícios. Eram, sobretudo, prisioneiros de guerra. Os escravos não eram considerados pessoas, eram considerados instrumentos de trabalho, não possuíam direitos políticos.
Monarquia
Os genos como