ROLEZINHO
DISCIPLINA: PORTUGUÊS PROFESSOR: IVO XAVIER
MOVIMENTO ROLEZINHO
INTRODUÇÃO
Com as diversas manifestações políticas da sociedade brasileira, ocorrida em 2013, tudo ganha o nome de “Manifestação”, “Revolta” e etc. Os “rolézinhos” surgiram como um grupo de jovens – em sua maioria, adolescentes moradores da periferia – que marcavam encontros via internet, para se reunirem em shoppings de São Paulo, com o intuito de se divertirem, namorarem, dançarem entre outros. Com o aumento dos encontros, muitos bandidos, se infiltraram entre os participantes, para realizar baderna, crimes, causando a visão negativa dos “rolézinhos”, com os crimes cometidos por alguns, e pela desordem, muitos shoppings barraram a entrada de jovens.
Com isso, trouxe à tona a questão: “Barrar uma pessoa, por conta que ela é pobre?”.
DESENVOLVIMENTO
Temos que ver os dois lados desta questão, por um lado, os jovens, os excluídos economicamente e socialmente, em uma sociedade altamente capitalista, sem falta de opções culturais, que aproveitam estes momentos para dizerem para a sociedade em geral: “Eu existo”. O problema neste lado, é que muitos marginalizados destroem a real importância do movimento, criando confusões, cometendo furtos e vandalismo dentro de shoppings, gerando medo e insegurança entre os clientes, usuários e lojistas.
O outro lado da moeda, tem os lojistas, que muitas vezes, pagam pesados aluguéis para os shoppings, para ter uma maior segurança em relação a uma loja de centro de cidade, com a mistura de desordeiros e marginais aos movimentos, acabam sendo prejudicados por pequenos furtos e danos as mesmas, para acabar com estes problemas, além de evitar a diminuição de clientes nos shoppings, muitos shoppings estão barrando a entrada de jovens desacompanhados de responsáveis, pedindo reforço policial, a fim de proteger seus clientes, que são sua fonte de renda. Muitas dessas