Rolamentos
altos fornos
É um reator metalúrgico de contra corrente, revestido por metal e internamente com material refratário, onde é fundido o minério de ferro, a fim de transformá-lo em ferro-gusa.
ferro-gusa
É uma liga de ferro, resultado da redução do minério de ferro, ao absorver carbono, em um alto-forno. Geralmente nos processos industriais, o ferro gusa é considerado como uma liga de ferro e carbono.
sinterização
É um processo no qual pós com preparação cristalina ou não, uma vez compactados, recebem tratamento térmico, no qual a temperatura de processamento é sempre menor que a sua temperatura de fusão. Este processo cria uma alteração na estrutura microscópica do elemento base. Isto ocorre devido a um ou mais métodos chamados "mecanismos de transporte": estes podem ser consecutivos ou concorrentes. Sua finalidade é obter uma peça sólida coerente.
politização É o processo de compressão ou moldagem de um dado material na forma de um pellet. Uma grande variedade de materiais diferentes podem passar por tal processo, incluindo produtos químicos, minério de ferro, dentre outros. No caso do minério de ferro, a pelotização em partículas ultrafinas se dá através de um tratamento térmico.
escória É o subproduto da fundição de minério para purificar metais. Pode ser considerada uma mistura de óxidos metálicos mas também podem conter sulfitos metálicos e átomos de metais na sua forma elementar.
coque
Desempenha uma dupla função na elaboração da gusa: a de combustível e a de redutor. O coque provém da destilação do carvão, que deve ser o mais puro possível para evitar resíduos como enxofre e fósforo. Como redutor absorve o oxigênio combinado com outros elementos.
fundentes
São compostos minerais adicionados no alto forno com o objetivo de abaixar o ponto de fusão das impurezas (ganga) presentes no minério, gerando a escória. Os fundentes podem ser: ácidos, compostos principalmente de sílica; e básicos, formados