Rolamentos
O rolamento é uma peça interposta em eixos árvores giratórias das máquinas e que substitui a fricção de deslizamento entre as superfícies do eixo por uma fricção de rol dura. Com este estudo, você vai conhecer os tipo de rolamentos e também, saber empregá-lo numa construção mecânica.
Rolamentos de Esferas
Fixo de uma carreira: suporta carga radial de intensidade média e carga axial leve simultaneamente, sendo ainda recomendado para altas rotações.
Devido a sua versatilidade e custo reduzido, é amplamente utilizado.
Radial separável: esse tipo é separável, o que favorece a montagem em série. O diâmetro interno máximo desse tipo de rolamento é de 25mm.
De contato angular: esse tipo suporta carga axial em um único sentido. Por esse motivo é montado contraposto a outro rolamento que suporta carga no sentido oposto.
Estes rolamentos não são desmontáveis e são utilizados frequentemente em fusos de máquinas-ferramenta.
De quatro pistas: gaiolas de poliamida reforçada com fibras de vidro são adequadas para suportar temperaturas de serviço constantes de até 120ºC.
Autocompensador: possui duas carreiras de esferas com anel externo esférico côncavo. O furo pode ser cilíndrico ou cônico.
É recomendado quando houver necessidade de compensar desalinhamentos das flexões do eixo ou deformação da caixa.
De contato angular de duas carreiras: esse tipo de rolamento é indicado quando houver atuação simultânea de carga radial e carga axial.
O tipo bipartido é indicado parar carga axial elevada.
Axial com escora simples: indicado para carga axial em um único sentido. Por ser um rolamento desmontável, não suporta carga radial.
Axial com escora dupla: indicado parar carga axial com sentido duplo. Como no caso anterior, não suporta cargas radiais.
Axial de contato angular: destinado a mancais de fusos roscados com porcas de esferas em