Rochas
As rochas são, basicamente, associações naturais de dois ou mais minerais, agregados ou não. Algumas vezes são constituídas por apenas um mineral. Elas cobrem vastas áreas da crosta terrestre e são normalmente agrupadas de acordo com a sua origem, em três grandes classes: magmáticas ou ígneas, metamórficas e sedimentares. Neste trabalho, falaremos de um modo geral, sobre estes três tipos de rochas e sobre seus minerais constituintes.
De acordo com o conhecimento adquirido e após uma abordagem teórica sobre o tema e os principais processos de formação das rochas. Foi feita uma pesquisa em livros e sites relacionados ao assunto em relação a sua definição, os principais tipos de formações nas rochas seus constituintes minerais e onde ocorrem na crosta terrestre, sendo assim relato um pequeno conceito diante do tema abordado.
Principais tipos de rochas:
Rochas Magmáticas ou ígneas
As rochas magmáticas - também chamadas de rochas ígneas são originadas através de materiais em estado de fusão que se solidificam por resfriamento. Entre eles, os óxidos metálicos e os minerais feldspatos, mica e silicatos ferro magnesianos.
Estas rochas têm sua origem no interior da terra, sendo produto da solidificação do magma pastoso. O magma é constituído de uma substância fluida, de fundição parcial ou total, composta por uma fusão completa de silicatos, silícios e elementos voláteis, como por exemplo, vapor d´água, cloretos, hidrogênio, flúor, entre outros. As rochas magmáticas, além de muito resistentes são também as mais antigas, sendo matéria prima do embasamento rochoso dos continentes. Entre as mais abundantes rochas magmáticas estão o granito e o diabásio. Parte dessas rochas forma-se toda vez que ocorrem erupções vulcânicas que expelem lava pela superfície, renovando assim a quantidade das mesmas no ambiente. Este tipo de rocha pode se solidificar quando atinge a superfície ou