Rochas e minerais
Quartzo Esfumaçado e Quartzo ilíaco
Composição química: SiO2 (sílica), na proporção de 46,7% de Si e 53,3% de O.
É um composto químico quase puro e tem propriedades constantes.
Quartzo esfumaçado - é o tipo de quartzo (SiO2 - óxido de silício) de cor parda a cinzenta enfumaçada.
Mineral metamórfico
Importância econômica: É utilizado na areia para moldes de fundição, fabricação de vidro, esmalte, saponáceos, dentifrícios, abrasivos, lixas, fibras óticas, refratários, cerâmica, produtos eletrônicos, relógios, indústria de ornamentos; fabricação de instrumentos óticos, de vasilhas químicas, refratários etc. É muito utilizado também na construção civil como areia e na confecção de jóias baratas, em objetos ornamentais e enfeites, na confecção de cinzeiros, colares, pulseiras, pequenas esculturas etc.
Quartizito
Composição química: Siliciosa, magnésio (90%).
Rocha metamórfica
Importância Econômica: Rocha fonte de materiais para tijolos e refratários de sílica, usada na siduregia e para o preparo do leito de fusão dos altosfornos, rocha ornamental utilizada de diferentes maneiras (rústica, talhada, polida, etc).
Granito pórfiro e Granito
Composição química: K-feldspato, quartzo e mica.
Rocha Magmática
Importância Econômica: Essa rocha tem grande valor comercial para a construção civil, para fazer pias, mesas, bancadas, algumas louças, estátuas e monumentos. Além disso, pode ser utilizada na ornamentação e revestimento, proporcionado beleza, sofisticação e durabilidade a cada ambiente.
Calcário
Composição química: calcárias são rochas formadas a partir do mineral calcita, cuja composição química é o carbonato de cálcio, podem conter impurezas
como matéria orgânica, silicatos, fosfatos, sulfetos, sulfatos, óxidos e outros.
Rocha Sedimentares
Importância econômica: muito utilizada como cimento, pedra de construção, cal, calcificação de solos (corretivo de solos) e como fundente na metalurgia, além da produção