Rochas ornamentais no mercado nacional
INSTITUTO FEDERAL DE EUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
CAMPUS – CAMPINA GRANDE
ALUNO (A): KILVIA NASCIMENTO RODRIGUES
TURMA: 4º ANO MNERAÇÃO TURNO: MANHÃ
MATRICULA: 20091001020
ROCHAS ORNAMENTAIS NO MERCADO NACIONAL
Campina grande – PB
05/11/12
Introdução
Esse trabalho tem como finalidade mostrar a importância, produtividade, desempenho, e benefícios das rochas ornamentais e suas segmentações no mercado nacional brasileiro. As principais áreas de produção.
Rochas ornamentais no mercado nacional
No período 1968 a 1978, o setor produtivo de rochas ornamentais apresenta um importante ciclo de expansão com a procura intensificada de granitos, o que determina um processo de investigações geológicas na busca de depósitos de novos materiais, para atendimento às preferências de mercado. Além das atividades extrativas, expandia-se também a capacidade de produção do setor de beneficiamento, com a instalação de novos teares. Ainda que de forma modesta, o país começava a impulsionar a sua penetração no concorrido mercado de produtos processados (chapas e produtos acabados).
Um novo e importante ciclo de desenvolvimento do setor de rochas ornamentais vem se realizando ao longo dos últimos seis anos, associado aos seguintes principais fatores:
- Mudanças Tecnológicas: O avanço das técnicas e equipamentos de extração, desdobramento, corte e polimento tem propiciado ganhos de produtividade nas diferentes etapas do processo produtivo, com consequente redução de custos e aumento de competitividade, principalmente dos granitos, em relação aos mármores;
- Ação de Fomento: Diante da importância do setor produtivo com elemento difusor e desconcentrador do processo de desenvolvimento, entidades governamentais vêm empreendendo programas de fomento e promoção de investimentos, cabendo destacar as ações do DNPM, BNDE e SEBRAE, bem como entidades filiadas à Abemin e ABDE.
- Abertura de Mercado: A redução de impostos de importação e a simplificação