ROBREDO, Jaime. Organização dos documentos ou organização da informação: uma questão de escolha. DataGramaZero, v.5, n.1, 2004.
No entanto, a necessidade de organizar essa massa documental produzida cada vez mais velozmente em concordância com a indispensabilidade de priorizar também a informação contida nesses documentos que a Arquivologia e a biblioteconomia se renovam para atender as novas problemáticas da área. Há mudanças tecnológicas inovadores que possibilitam o maneio de informações e documentos cada vez mais ligeira no entanto a falta de uma linha de pensamento comum as áreas da ciência da informação - entre elas e dentro delas - dificulta o processamento e o bom andamento da recuperação informacional.
Ao trabalhar com a recuperação de informações contidas em documentos custodiados pelo arquivos ou bibliotecas e organizados frente aos métodos utilizados pelas respectivas áreas, não basta apenas conecer as tecniscas de classificação, arranjo, indexação, etc. Ao tentar resgatar uma informação, ou se propor a realizar uma pesquisa, o usuário deve dispor certa ardileza para atingir seus objetivos. Segunfdo Robredo (PAg.7)
“Poderíamos estender de forma quase infinita os exemplos que demonstram a necessidade de cuidar de um certo número de detalhes quando se trata de codificar e processar a informação. “
Varios fatores influenciam na possibilidade de perda da informação em arquivos. Uma indexação mal feita, uma classificação equivocada, um quadro de arranjo mal elaborados, a má preservação dos documentos físicos e eletrônicos, alem de perdas incomensuráveis de instutições de guardad permanente de arquivos que contam com estabalecimento físico inapropriado e não de obra não especializada. São