roamntismo- iracema

318 palavras 2 páginas
ROMANTISMO PROSA: No Brasil o romantismo (prosa) surgiu paralelo ao desenvolvimento da imprensa e do jornalismo por volta de 1808. Vale salientar que a partir da produção em prosa que surgiu o romantismo.
Definição: é uma palavra que designa um gênero literario narrativo que teve varios desdobramentos durante o decorrer do tempo/ espaço em que eles estavam inseridos como romance realista, naturalista etc...
Caracteristicas: a prosa romantica tinha o intuito de redescobrir o brasil trazendo a tona os espaços que o compunham, frequentemente usado o recurso do flashback, sentimentalismo vivsivel, amor como forma de purificação, apesenta conflitos entre moralx imoral vividos pelo heroi (personagem principal).
Tipos de romantismo: indianista, historico, regional, e urbano.
Indianista:traz à tona os costumes e crenças indigenas; traz o indio como heroi; valorização da natureza; narrativa remete ao natura.
IRACEMA:
José de alencar: jornalista, politico, advogado e romancista autor de varias obras incluindo iracema.
Iracema é um romance indianista que conta o amor entre uma índia tabajara, proibida aos homens por ser sacersotisa de tupã, e o português martim, que segundo a lenda fundou o ceará.
Analisando a obra:
Enrredo: iracema conta a historia de duas tribos que brigam. Iracema encontra martim ferido e cria por ele um amor proibido eles fogem, tem um filho mas iracema morre.
Personagens: iracema, marti, araquem poty... é linear porque os personagens e o spaço aperece de uma maneira logica e as açoes se desenvolvem cronologicamente assim observa-se (começo meio e fim) da narrativa.
Espaço: a maior parte ocorre nas terra do povo tabajara e nas terras potiguares.
Tempo: ocorreu durante a colonização por volta de 14 meses onde a disputa de terras era mto grande porem como narradorr ora é onisciente ora onipotente ha também um tempo psicologico.
Narrador: observador- predomina onisciente 3ª pessoa com algumas passagens na prrimeira

Relacionados