RiscosNBC TA 315
2413 palavras
10 páginas
UNIVERCIDADE LUTERANA DO BRASILTrabalho apresentado na disciplina de Auditoria - Normas e Controle Interno do Curso de Ciências Contábeis.
Assunto:
NBC TA Nº 315
NBC TA Nº 315, de 24 de Janeiro de 2014
DOU 29.01.2014
Esta Norma trata da responsabilidade do auditor na identificação e avaliação dos riscos de distorção relevante nas demonstrações contábeis por meio do entendimento da entidade e do seu ambiente, inclusive do controle interno da entidade.
Objetivo do Auditor:
O objetivo do auditor é identificar e avaliar os riscos de distorção relevante independentemente se causados por fraude ou erro, nos níveis da demonstração contábil e das afirmações, por meio do entendimento da entidade e do seu ambiente, inclusive do controle interno da entidade, proporcionando assim uma base para o planejamento e a implementação das respostas aos riscos identificados de distorção relevante.
Significados dos seguintes termos:
Afirmações – são declarações da administração, explícitas ou não, que estão incorporadas ás demonstrações contábeis, utilizadas pelo auditor para considerar os diferentes tipos de distorções potenciais que possam ocorrer.
Risco de negócio – é o risco que resulta de condições, eventos, circunstâncias, ações ou falta de ações significativas que possam afetar adversamente a capacidade da entidade de alcançar seus objetivos e executar suas estratégias, ou do estabelecimento de objetivos ou estratégias inadequadas.
Controle interno – é o processo planejado, implementado e mantido pelos responsáveis pela governança, administração e outros empregados para fornecer segurança razoável quanto á realização dos objetivos da entidade no que se refere á confiabilidade dos relatórios financeiros, efetividade e eficiência das operações e conformidade com leis e regulamentos aplicáveis. O termo “controles” refere – se a quaisquer aspectos de um ou mais dos componentes do controle interno.
Significados dos seguintes termos:
Procedimentos de