Riscos da Manipulação Genética
MANIPULAÇÃO
GENÉTICA
No âmbito da disciplina de
Filosofia
Manipulação genética
Manipulação genética é um processo no qual são alterados os genes de um organismo. Tem como finalidade inserir novas características no organismo para aumentar a sua qualidade e utilidade.
A manipulação do DNA dos organismos é um processo no qual não é possível prever os riscos e impactos provocados pela libertação de organismos geneticamente modificados no ambiente.
Opiniões da sociedade acerca deste assunto:
Opinião pública
A manipulação genética é uma ameaça ao futuro dos seres vivos.
Especialistas
A manipulação genética é um avanço quer na resolução de problemas de saúde, quer no aumento da produtividade de certos organismos.
Para os especialistas um gene não é mais do que uma molécula. Ou seja, os engenheiros genéticos não trabalham com seres, mas apenas com reacções químicas, moléculas, sistemas mecânicos sofisticados, etc. O seu trabalho consiste, apenas, em laboratório, operar com estes elementos. A nossa opinião
Concordámos parcialmente com a manipulação genética apesar dos seus riscos evidentes. Ou seja, apesar de discordarmos com a manipulação de organismos, ainda acreditámos que há aspetos positivos. Questões colocadas acerca da manipulação genética: Objetivos:
Deverá ser ignorado o bem-estar animal em prol do homem, ou o benefício humano a bem dos direitos dos animais?
Quais são os limites?
Será que o cientista é Deus para tirar ou construir vidas como bem entender? Até que ponto o Homem conhece as técnicas que usa?
Quem nos garante que o lado negro da selecção genética só nos seja revelado nas futuras gerações?
Será que os benefícios da manipulação genética compensam os riscos a que estamos sujeitos?
Argumentos
Não existe um conhecimento rigoroso acerca dos riscos da manipulação genética.
No futuro a manipulação genética irá possibilitar aos pais a escolha das características dos seus