Manipulação geníca
Genética
Introdução
A palavra manipulação, que dá origem ao presente trabalho, está associada a controlar diretamente ou indiretamente um objeto, animal ou pessoa para atuar de uma determinada forma de acordo com os desejos do agente manipulador. Com a evolução genética surgiram novos ramos de trabalho, sendo um caso desses a Manipulação Genética.
Engenharia Genética e Modificação Genética estão diretamente relacionados com o processo de manipulação dos genes num organismo.
Engenharia Genética é o termo usado para descrever algumas técnicas modernas em biologia molecular que vem a revolucionar o antigo processo da biotecnologia. Pode também ser definida como o conjunto de técnicas capazes de permitir a identificação, manipulação e multiplicação de genes em organismos vivos, é uma ciência recente que tem possibilitado a realização de experiências na área da genética, com resultados bastante surpreendentes sobre a vida. A Engenharia Genética consiste na utilização de tecnologias que permitem alterar o genoma de organismos, inserindo um ou mais genes no DNA, ou silenciando a expressão de um gene já existente. O objetivo da engenharia genética é adicionar ou retirar características de seres vivos para benefício do homem. (http://www.notapositiva.com/pt/trbestbs/filosofia/11_manipulacao_genetica.htm)
A biotecnologia é a responsável pelos organismos geneticamente modificados (OGM) ou transgénicos.
Os centros de pesquisa de modificação genética e molecular de sementes para aumentar a produtividade, e torná-las mais resistentes a pragas, são a maior novidade da agricultura moderna. * Os OGM’s são organismos com o genoma manipulado, a fim de beneficiar uma certa característica para um certo fim. * As alterações no genoma são feitas através da técnica de DNA recombinante. (http://modificacaogenetica.blogspot.pt/)
Geralmente, a Engenharia Genética e a Modificação Genética envolvem o isolamento, a manipulação e a introdução de DNA num