Riscos acidentais
Riscos de Acidentes são todos os fatores que colocam em perigo o trabalhador ou afetam sua integridade física ou moral.
Risco Físico
Exposição a altas temperaturas por muito tempo
Nos dois cemitérios estudados existe o risco de possíveis quedas, acrescido ao fato da existência da falta de manutenção nos artefatos como cruzes e esculturas; e deteriorização da pavimentação dos túmulos, com lascas de azulejo soltas, podendo ocasionar risco de acidentes no trabalho como perfurações, cortes e arranhaduras.
Além da exposição constante aos raios solares sem o uso de protetor solar, que futuramente se torna um fator predisponente para o desenvolvimento do câncer de pele.
Risco Químico e Biológicos
A gentes como bactérias e fungos que são responsáveis pelo processo de decomposição estão presentes nos restos mortais e nos vestígios de sepultamento encontrados nos cemitérios e que o contato com o material contaminado representa riscos de infecção. "Se a pessoa apresentar algum ferimento, por menor que seja, ele já se torna a porta de entrada para os agentes patogênicos", Segundo ela, bactérias anaeróbias, que estão presentes no solo, em locais onde não há oxigênio, são extremamente perigosas quando entram em contato com organismos vivos
A decomposição dos corpos produz uma substância líquida chamada necrochorume, que é composta por micro-organismos infecciosos, como bactérias e vírus quando o líquido entra em contato com o lençol freático por conta de “rachetas” (rachaduras), ele pode se espalhar e afetar quem vive nas proximidades, principalmente por meio de poços artesianos da região. ser fundamental, durante os sepultamentos, manter uma distância mínima de 1,5 m do lençol freático, “para evitar qualquer possibilidade de contaminação”.
Risco Ergonômico
Nos dois cemitérios estudados o risco ergonômico pode ser visualizado por meio do esforço repetitivo, movimentos bruscos realizados nas tarefas diárias