Risco de Radiação - Enfermagem
Radiação são ondas eletromagnéticas ou partículas que se propagam com alta velocidade e portando energia, eventualmente carga elétrica e magnética, e que, ao interagir podem produzir variados efeitos sobre a matéria. Elas podem ser geradas por fontes naturais ou por dispositivos construídos pelo homem. Possuem energia variável desde valores pequenos até muito elevados.
Se classificam em:
- Radiação ionizante: As radiações são denominadas de ionizantes quando produzem íons, radicais e elétrons livres na matéria que sofreu a interação. A ionização se deve ao fato das radiações possuírem energia alta, o suficiente para quebrar as ligações químicas ou expulsar elétrons dos átomos após colisões. São utilizadas principalmente em clinicas radiológicas em exames de raios-X, em microondas. Na indústria é utilizada no controle de qualidade de textura e soldas de tubulações, chapas metálicas e peças fundidas é realizado com frequência com o uso de radiografia obtidas com raios X de alta energia ou radiação gama de média e alta energia. Podem afetar o organismo ou se manifestar nos descendentes das pessoas expostas.
- Radiações não-ionizantes: não possuem energia para produzir emissão de elétrons provenientes de átomos ou moléculas com os quais interagem. Age apenas sobre a superfície onde os raios incidem e não atravessam tecidos, líquidos, vidros, nem matéria orgânica, é absorvida por várias partes celulares, mas o maior dano ocorre nos ácidos nucléicos. Como exemplo dessa radiação podemos citar: a radiação ultra-violeta e eletromagnética. Também é usada na esterilização. Seus efeitos são perturbações visuais (conjuntivites, cataratas), queimaduras, lesões na pele, etc.
Onde encontramos na Enfermagem?
Radiodiagnóstico
Cada ano milhões de norte americanos recebem grandes quantidades de radiação, mais do que deveriam receber de equipamentos de raios-X médico e dentário. Tal fato existe e persiste, pois os pacientes em geral desconhecem os riscos que os