risc e cisc
FACULDADE DE INFORMÁTICA
CURSO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
PROCESSADORES CISC, RISC E NOVAS TECNOLOGIAS.
LEANDRO DE OLIVEIRA MENDES, 17
ITU – SP
2013
1 PROCESSADORES
A arquitetura de processador descreve o processador que foi usado em um computador. Grande parte dos computadores vêm com identificação e literatura descrevendo o processador que contém dentro de si, arquitetura CISC e RISC.
A CISC (em inglês: Complex Instruction Set Computing, Computador com um Conjunto Complexo de Instruções), usada em processadores Intel e AMD; suporta mais instruções no entanto, com isso, mais lenta fica a execução delas.
A RISC (em inglês: Reduced Instruction Set Computing, Computador com um Conjunto Reduzido de Instruções) usada em processadores PowerPC (da Apple, Motorola e IBM) e SPARC (SUN); suporta menos instruções, e com isso executa com mais rapidez o conjunto de instruções que são combinadas.
É indiscutível, porém, que em instruções complexas os processadores CISC saem-se melhor. Por isso, ao invés da vitória de uma das duas tecnologias, atualmente vemos processadores híbridos, que são essencialmente processadores CISC, mas incorporam muitos recursos encontrados nos processadores RISC.
Nos chips atuais, que são na verdade misturas das duas arquiteturas, juntamos as duas coisas. Internamente, o processador processa apenas instruções simples. Estas instruções internas variam de processador para processador
2 CISC
O padrão CISC usa comandos que incorporam muitas instruções mínimas para executar uma simples operação. É como se ele fosse uma facão que corta dados e códigos. Ou ainda, por comparação, como um bisturi que corta pedaços cada vez menores e mais delicados de dados e códigos. Esse bisturi é chamado RISC, do Inglês Reduced Instruction Set Computing.
3 RISC
O RISC é um projeto menos complicado que usa muitas