rio jacuipe
João Francisco
Prof° Adson dos Santos
Centro universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso de Licenciatura em Geografia– Geografia humana
05/10/2011
RESUMO:
A bacia do Rio Jacuipe tem seus benefícios para a população por onde ele passa e é uma necessidade para o ambiente natural, mas vem sofrendo transformações devido o manuseio humano. Este paper vem mostrar o curso do rio Jacuipe e os recursos que ele dispõem para toda uma região, além da observação dos benefícios que este rio traz, o texto também dispõem de outras informações que explica todo desenvolvimento do rio.
Palavras- chave: Meio Ambiente; Recursos Hídricos; Bacia Hidrográfica
INTRODUÇÃO
A cabeceira do Rio Jacuipe se localiza entre os municípios de Conceição do Jacuipe e melia Rodriguez e percorre cerca de 140 quilômetros entre a nascente e foz. O trecho final do rio pertence ao município de Camaçari, onde a morfologia meandrante e as condições estuarinas são observadas. Os principais afluentes do Rio Jacuipe, com descarga direta na zona estuarina, são os rios Capivara pequeno e o Capivara grande. Este ultimo deságua próximo da desembocadura do Rio Jacuipe.
O Rio Jacuipe e represado a 35 km da desembocadura pela Barragem Santa Helena (BSH), que drena uma área de 880 km2. A barragem foi construída com o propósito de ampliar o suporte ao abastecimento de água da Região Metropolitana de Salvador. Sua construção foi concluída em 1981, mas rompeu-se em maio 1985. Em 2000 voltou a ser operacional apos a sua reconstrução (Figuras 2 e 3). Sua capacidade de acumulação e de 240,6x106 m3, com um espelho d’água de 40,3 km2.
A bacia do Rio Jacuipe apresenta um alto gradiente de redução da precipitação da faixa litorânea, com alta pluviosidade, em relação a cabeceira da bacia. Apresenta características de clima do tipo tropical chuvoso, segundo a classificação de Koppen (Accioly, 1997). Sendo assim, seus tributários permanecem perenes a maior parte do ano. A