RIO 2016
Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos na Cidade Maravilhosa A cidade do Rio de Janeiro está com a moral lá em cima! Em 2009, bateu Chicago (EUA), Madri (Espanha) e Tóquio (Japão) na eleição de cidade sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Na decisão contra Madri, o Rio teve 66 votos e a cidade espanhola apenas 32. É a primeira vez que o evento vem para a América do Sul. São esperados mais de 10.500 atletas olímpicos e 4.500 atletas paralímpicos. As Olimpíadas irão ocorrer entre os dias 5 e 21 de agosto de 2016. Serão disputadas, ao todo, 28 modalidades esportivas. No período que vai de 07 a 18 de setembro do mesmo ano é a vez dos Jogos Paralímpicos, que contarão com 22 esportes. Os eventos serão distribuídos em quatro regiões espalhadas pelo Rio: Barra, Maracanã, Copacabana e Deodoro. O estádio do Maracanã terá as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos. O Brasil já começou a incentivar seus atletas e pretende estar entre os dez primeiros países – no número total de medalhas - no final dos Jogos. E o mais incrível de tudo isso é que os brasileiros terão, pela primeira vez, a oportunidade de ver de perto os melhores atletas do mundo!
Desenvolvimento e Infraestrutura para a cidade sede
Não são só de estádios, arenas e vilas olímpicas que se faz eventos deste porte. A cidade toda precisa passar por uma transformação, é necessária uma nova infraestrutura urbana, novas iniciativas ambientais, físicas e sociais. Os Jogos também vão estimular a economia e o turismo no país, trazendo para o Brasil maior reconhecimento internacional e reforçando a reputação do país de ser um bom lugar para se visitar.
Os cariocas estão sendo beneficiados com a despoluição das lagoas do Rio e também da Baía de Guanabara, melhoras no saneamento básico e sistemas de esgoto, investimento na educação esportiva, reforma de avenidas e construção de corredores de ônibus. As novas pistas de ônibus vão interligar as regiões de hotéis com as acomodações esportivas,