Rio 2016 - o Legado
I. Introdução
Jogos Olímpicos de 2016, mais comumente Rio 2016, será um evento multiesportivo realizado no segundo semestre de 2016, no Rio de Janeiro, Brasil. A escolha foi feita durante a 121ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional, que aconteceu em Copenhague,Dinamarca, em 2 de outubro de 2009. Os Jogos Paraolímpicos de Verão de 2016 serão sediados na mesma cidade e organizados pelo mesmo comitê. Será a primeira vez que os Jogos Olímpicos serão sediados na América do Sul.
O evento ocorrerá entre os dias 5 e 21 de agosto de 2016, e as Paraolimpíadas serão entre 7 e 18 de setembro do mesmo ano. O local de abertura e encerramento será no Estádio do Maracanã. Serão disputadas 28 modalidades, duas a mais em relação aos Jogos Olímpicos de Verão de 2012.
Fonte: Wikipédia
II. Desenvolvimento e Conclusão
Assim como a Copa do Mundo da FIFA, o Rio 2016 será um megaevento que colocará o Brasil em foco, o país terá suas ações vigiadas pela população.
Porém, mesmo com a presença evidente de esquemas corruptos e desvio do dinheiro publico, tal evento deve certamente deixará marcas no país, sejam elas positivas ou negativas. A questão é: qual lado da balança pesará mais, o positivo ou o negativo?
Existem pessoas que apresentam julgamentos equivocados e pensamentos extremistas. Estas dizem que, mesmo com toda a malandragem presente embaixo dos tapetes, o Brasil será beneficiado, terá reformas em estágios e transmissões esportivas que inspirarão a juventude à praticar esportes.
Porém, a tese é facilmente derrubada. Os estágios reformados apresentarão, após o evento, um aumento no preço do ingresso, fazendo com que os únicos beneficiados sejam a classe alta brasileira. O mesmo acontecerá com os jovens, que podem até chegar a querer praticar esportes, porém, por não haver infra-estrutura nas escolas, nem investimento por parte do governo nessa área de “escolinhas” esportivas, acabarão resignados e os que poderão beneficiar-se serão, novamente,